Para a especialista em Direito Processual do Trabalho, Cely Sousa, o fator é fundamental para o sucesso da negociação coletiva do trabalho.

Valorização da negociação coletiva

Especialista em Direito Processual do Trabalho destaca fatores fundamentais para o sucesso da iniciativa.

  Conhecer as normas que regem os direitos das empresas e dos trabalhadores. Para a especialista em Direito Processual do Trabalho, Cely Sousa Soares, o fator é fundamental para o sucesso da negociação coletiva do trabalho. A advogada coordenou o Fórum “Negociação Coletiva”, no dia 22/08, no encerramento do Projeto Dirigente 2015, evento da FIEMG que reuniu em Belo Horizonte, durante três dias, representantes dos 138 sindicatos da indústria mineira.

A advogada apresentou dados que mostram que, em 2013, o Brasil registrou 7.1 milhões de reclamações trabalhistas. No mesmo ano, 275.139 empresas foram fiscalizadas e outras 66.231 autuadas. “Muitos desses processos foram gerados em função da má condução da negociação coletiva”, ressaltou.

 

A especialista destacou ainda a importância de se atualizar em relação às normas no momento de negociar. “As regras mudam com muita frequência, o que tem grande influência no processo”, alertou, lembrando que as súmulas são retroativas aos últimos cinco anos. Cely Sousa Soares enfatizou também a importância da postura do negociador, que deve usar uma linguagem simples e atualizada.