Proportion
Categories: Notícias

Dra Raquel P. Corazza e equipe são premiados por um dos melhores projetos de tecnologia aplicada aos serviços jurídicos apresentados no Curso de Inovação na Advocacia promovido pela Escola Superior de Advocacia – ESA/DF da OAB-DF.

Artigo a respeito na página da OAB-DF:

“Em segundo lugar, recebendo a assinatura semestral da Jusbrasil PRO, veio o grupo de Raquel P. Corazza (foto), uma advogada que atua em consultoria empresarial há 20 anos e, no curso, dividiu conhecimentos e aprendeu com colegas da jovem advocacia.

“Ficamos em segundo lugar por uma margem bem apertada, o que mostra como foi competitivo o concurso: 0,04 de distância do grupo primeiro colocado. A nota deles foi 8,85 e a nossa 8,81, numa competição em que foram avaliados o projeto escrito, a apresentação oral e tivemos a votação dos colegas participantes do curso. Muito justos os critérios adotados”, comentou Raquel.

A dor identificada por esse grupo para ser tratada na gestão de um escritório é a dificuldade para despachar com juízes, desembargadores, ministros, problema agravado com a pandemia. “A nossa resposta é muito simples e usa soluções gratuitas no mercado de trabalho. São tão fáceis de usar que demorei 15 minutos para explicar como fazer em nosso escritório: trabalhar com QR Code em petições escritas e hiperlinks para dar acesso a um vídeo em que a advogada ou o advogado faz um memorial descritivo do caso, resumindo o que falaria ao magistrado em despacho presencial”, esclareceu a advogada do time vice-campeão.

Na compreensão de Raquel, essa solução implicaria mudança de cultura nos escritórios e seria interessante para os juízes. “Consultamos e percebemos que desafogaria a agenda de atendimentos. No entanto, nada obrigaria o Judiciário a adotar essa solução. Daí sugerimos aos coordenadores do curso levar uma proposta à OAB/DF para que a Seccional recomende ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) normatizar esse procedimento. Comunicação não é só a escrita no processo. É muito importante o vídeo, pois nele teremos a vida real apresentada de modo eficiente”, detalhou Raquel.”

Para inteiro teor da notícia, clique no link ou aponte a câmera do celular para o QR Code: