Proportion
Categories: Notícias

Dialogos industriais Foto MoacirEvangelista23062021

Na tarde de quarta-feira, 23 de junho, empresários puderam aprofundar os conhecimentos sobre relações de trabalho na quinta palestra virtual da série Diálogos Industriais Virtuais, que teve como tema Modernização das Relações Trabalhistas, Efetividade e Continuidade Mediante Atuação Empresarial Coletiva.

O encontro foi conduzido pela advogada Cely Sousa Soares. Com especialização em Direito Empresarial, pós-graduada em Direito Processual Civil e do Trabalho e com experiência em negociações coletivas nos setores do comércio, de serviços e da indústria no Distrito Federal, ela apresentou aos participantes um panorama das normas após a Reforma Trabalhista.

“Um dos maiores ganhos que tivemos com a Reforma foi trazer maior segurança jurídica para as relações de trabalho”, disse Cely. “O cenário pós-reforma tem exigido dos empresários e de quem está à frente das negociações coletivas cada vez mais capacitação para aplicar as regras e trazer efetiva modernização”, completou. Entre as principais dificuldades empresariais apontadas por ela está a compreensão de novos comandos em relação à terceirização e ao banco de horas dos funcionários, por exemplo.

Durante duas horas, a advogada detalhou aos participantes leis relacionadas ao tema e tratou de assuntos como modalidades de contratação (terceirização e trabalho intermitente, autônomo e temporário), teletrabalho, trabalho em regime de tempo parcial e uso da arbitragem na resolução de conflitos. “Sabemos que o Direito do Trabalho é um ramo sensível do Direito; para toda mudança nas relações trabalhistas é preciso que haja estudo e planejamento, para só depois ocorrer a implementação.”

Diálogos Industriais Virtuais

A série Diálogos Industriais Virtuais é promovida pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é debater as dificuldades enfrentadas pelas indústrias e as possibilidades de atuação empresarial coletiva, a fim de reduzir problemas relacionados aos fatores-chave do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 e ao ambiente interno das empresas.

As palestras, que tiveram início em maio, têm duração de duas horas e incluem um bate-papo com esclarecimento de dúvidas. O encontro de quarta-feira, 23 de junho, ocorreu também em parceria com o Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF). Outros dois foram feitos com a entidade: o primeiro foi sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o segundo, sobre compliance.

Próximas palestras

Mais dois encontros virtuais ocorrerão pela série. Em 19 de agosto, o tema será Como a Inovação Aumenta a Competitividade no Mercado Externo. A ideia é discutir oportunidades no comércio exterior, além de tratar sobre inovação e a revolução 4.0 e os impactos nas pequenas e médias empresas.

Já em 19 de setembro, na palestra Como Facilitar o Comércio Exterior: Financiamento, serão discutidos acesso ao crédito para exportação, linhas de financiamento, produtos e serviços que podem ser financiados, fontes de recursos e como as instituições financeiras vêm atuando em relação à concessão de crédito.

Para participar, é preciso entrar em contato com a Gerência de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra pelo telefone (61) 3362-6115, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h às 18h, ou pelo e-mail assessoriasindical@sistemafibra.org.br.

Veja as datas das próximas palestras da série Diálogos Industriais Virtuais:

DataPalestraHorário
19 de agostoComo a Inovação Aumenta a Competitividade no Mercado Externo16h30
16 de setembroComo Facilitar o Comércio Exterior: Financiamento16h30

Texto: Samira PáduaFoto: Moacir Evangelista/FibraAssessoria de Comunicação da Fibra

https://www.sistemafibra.org.br/fibra/194-noticias/destaque/2316-relacoes-trabalhistas-sao-tema-da-quinta-palestra-da-serie-dialogos-industriais